Sobre o projeto

O projeto internacional «Promoção Inovadora e Intercultural da Leitura» promove e contextualiza seis obras literárias europeias de grande qualidade, destinadas a jovens leitores de literatura minoritária ou pouco conhecida, a maior parte escritos em línguas de menor difusão. Tradutores credenciados traduzirão para macedónio, esloveno, basco, espanhol e português as obras de autores proeminentes da Eslovénia, País Basco e Portugal.

As atividades de divulgação da tradução do projeto, em cinco idiomas, são baseadas em investigações sobre alfabetização em leitura que, na era digital, requer novos ferramentas para atingir novos públicos. As ferramentas para a alfabetização incluem o uso de uma plataforma interativa através da qual a capacidade é vinculada leitura e à competência digital, por meio do uso de jogos e atividades lúdicas que envolvem competição, trabalho em grupo e criatividade.

Outras atividades do projeto são as oficinas de escrita criativa, que, além de proporcionarem um tipo diferente de atividade para os jovens, também oferecem materiais (manuais, webinars, vídeos) que professores, educadores, professores bibliotecários e outros podem continuar a usar quando concluírem o projeto.

Networking é uma atividade importante: workshops para membros do consórcio, troca de boas práticas dentro e fora do consórcio em reuniões entre editoras (B2B), grandes e pequenas feiras de livros e apresentações em vídeo para editores na América Latina.

Ao longo do projeto serão organizados cinco eventos públicos que terão a participação de diversos autores, bem como de seus tradutores. No campo da literatura juvenil, há sempre um duplo destinatário. Apesar de as atividades do projeto serem voltadas principalmente para os jovens, também pretende atingir os adultos (profissionais, professores, bibliotecários e público em geral). Os membros do consórcio estão convencidos de que os resultados do projeto beneficiarão todos os beneficiários, bem como empresas de países europeus, e também de fora dele, principalmente os latino-americanas.